Curiosidades do St. Patrick’s Day

Claro que o St. Patrick’s Day é um dia de comemoração, com muita curtição e bebedeira com os amigos, podendo ser só pra uma social ou pra passar dos limites mesmo, afinal tá tudo liberado. Porém, deixando essa parte de lado – eu sei que é difícil –, você sabia que tem muita coisa que a galera não sabe sobre esse grande dia? Então aqui vai um conselho: que tal ficar por dentro do assunto pra sair na vantagem em alguma possível futura aposta de quiz temático desse dia e ganhar uns drinks no bar, hein? Se liga nessas curiosidades que quase ninguém sabe sobre o St. Patrick’s Day:

 

01-) St. Patrick não era irlandês.

A maioria dos historiadores dizem que o St. Patrick nasceu, na verdade, em uma colônia romana na Grã Bretanha. A história diz que ele foi supostamente sequestrado e escravizado pelos celtas irlandeses. Ele escapou eventualmente e continuou sua vida na Irlanda.

02-) Era pra ser azul, não verde.

Por séculos, o St. Patrick e a própria Irlanda eram relacionados à cor azul, diferente do que muitos pensam. De repente, o verde tomou conta e ninguém sabe ao certo o porquê. Porém, todo mundo diz que foi por conta da rebelião irlandesa de 1798, em que o país buscava por independência, tendo seus soldados vestidos todos de verde em pleno St. Patrick’s Day e o pessoal aderiu à moda para apoiar a causa. Agora o verde permaneceu, então nem tente sair de azul nesse dia pra não correr o risco de levar um beliscão.

03-)  Também é Dia do Muay Thai.

Não parece uma boa ideia comemorar uma arte marcial no mesmo dia que as pessoas estão desinibidas pelas ruas bebendo, mas na Tailândia isso acontece. Lá no país, o Dia Nacional do Muay Thai é comemorado também no dia 17 de março, assim como o St. Patrick’s Day.

04-)  Não rolava álcool antes.

Durante quase todo o século 20, o St. Patrick’s Day era considerado um feriado estritamente religioso na Irlanda, então os bares da cidade nem abriam na data. Só em 1970 o dia foi transformado em um feriado nacional. Desde este ano, a bebida rola solta.

05-)  Era pra ser St. Maewyn’s Day.

Há uma lenda que diz que St. Patrick não se chamava de fato Patrick, mas sim Maewyn Succat. Só que quando ele virou padre, ele mudou o nome para Patricius.

06-)  Não tem leprechauns femininas.

Em toda data comemorativa, o pessoal se exalta na decoração, colocando coisas que não fazem parte da história. De acordo com contos irlandeses, só há leprechauns masculinos. Então, se você ver uma figurinha feminina dessas andando por aí, pode ter certeza que você bebeu demais.

07-) O lago verde.

Todo ano, para comemorar a data, o lago de Chicago segue a tradição e tem sua cor mudada pra verde. Sempre tem bastante gente para assistir os barcos espalhando a tinta verde vibrante pelo lago.

 

Enfim, depois de ter lido tantas curiosidades, estamos ligados que ninguém é de ferro para se render ás bebidas do St. Patrick’s Day, então curta o dia com a nossa playlist especial para aquele momento descontraído com os amigos no bar: