John Bradbury (1953-2015)

John “Brad” Bradbury (16 de Fevereiro de 1953 – 28 de Dezembro de 2015), baterista da banda de ska britânica ‘The Specials’.

Natural de Coventry, formado em Artes pela Universidade de Aston, multi-instrumentista e produtor, Bradbury ingressou como baterista no Coventry Automatics na década de 1970, banda essa que posteriormente viria a ser chamada de The Specials – uma das mais importantes bandas do Reino Unido.

Desemprego, gravidez na adolescência, conflitos sociais e raciais foram alguns dos temas abordados pela banda em seus dois únicos álbuns: Specials (produzido por Elvis Costello) e More Specials, ambos gravados pela formação original da banda.

Bradbury juntou-se à banda Specials AKA reformulada por Jerry Dammers – tecladista, compositor e fundador do selo “2Tone“- gravando um único disco em 1984 (“In the Studio”), que inclui o tema “Free Nelson Mandela”, que se tornou popular na altura em que o líder histórico do Congresso Nacional Africano (ANC) cumpria já mais de vinte anos de prisão na África do Sul.

Além de liderar o projeto JB’s Allstars, Bradbury chegou a participar de gravações de bandas como The Selecter e até mesmo do disco “Press To Play” de Paul McCartney.

Mais recentemente, os integrantes originais da banda The Specials voltaram a se apresentar em shows, mas sem a presença de Jerry Dammers.

Deixamos aqui nossa homenagem a um dos melhores bateristas já vistos…

John Bradbury – The Specials (In Honor Of), a playlist by Crasso Records on Spotify

Homenagem da CRASSO Records a John Bradbury (The Specials).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *