Skalloween

Com o fim de Outubro logo ali, chega com ele o tão esperado Halloween. Afinal de contas, adoramos comemorar datas que não criamos, ou que vieram de fora. Mas o Halloween é diferente, é especial, tem um espaço no coração de muitas pessoas que adoram uma coisinha mais macabra. Para nós, esse é o nosso Natal, só que um pouco mais sombrio e assustador.

Deixando de lado todos os clichês possíveis de Halloween, resolvemos direcioná-lo para outra coisa que também amamos: o Ska. Convenhamos, que é uma comparação não das mais comuns, mas serve para provar que Ska (assim como música em geral) pode ser relacionado com qualquer coisa. Para isso, selecionamos 13 músicas do gênero jamaicano para ouvir e entrar no clima da famigerada data. Vamos assim dar início ao que chamaremos carinhosamente de Skalloween.

O Easy Star-All Stars, grupo famoso por adaptar álbuns aclamados da música para o Ska, regravou o disco de maior sucesso de Michael Jackson, e dentre as músicas se destaca a faixa título, a macabra Thriller. O cover do clássico do rei do pop virou uma versão mais leve, devagar, porém igualmente dançante.

Thriller

Outra banda que também faz covers em Ska é a banda americana Holophonics, porém já mais para o lado do 2-Tone. Em 2014 lançaram um álbum temático de Halloween, com covers de artistas e filmes como O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas), tocando em Ska a música This Is Halloween, do clássico filme de Tim Burton.

This Is Halloween

Também no álbum está um cover de Dragula, do Rob Zombie, que desde o White Zombie é conhecido por seu interesse pelo macabro,  e dirige seus próprios filmes de terror, como A Casa dos 1000 Corpos. Mesmo em Ska, Dragula poderia facilmente tocar em qualquer filme de Zombie.

Dragula

Não podia ser deixado de fora o próprio príncipe das trevas, Ozzy Osbourne. Seu clássico de 1983, Bark at the Moon também recebe o tratamento Ska, e a enorme semelhança que o ritmo do 2-Tone tem com a versão original de Heavy Metal, faz com que o cover seja facilmente apreciado por fãs tanto de um gênero quanto do outro. Vale a pena conferir.

Bark at the Moon

Partindo para a Third Wave, temos o Big D and the Kids Table, com It’s Raining Zombies on Wall Street. Mesmo sendo uma música mais sócio-política, possui uma letra que usa metaforicamente  zumbis tomando Wall Street, o coração dos negócios de Manhattan. Acaba se tornando um protesto com uma abordagem com aquele pezinho no sobrenatural.

It’s Raining Zombies on Wall Street

Indo pro Japão, o Tokyo Ska Paradise Orchestra, há mais de 30 anos na ativa, e mais de 20 álbuns lançados, também fez essa mistura do Ska com o sobrenatural. Pegamos as instrumentais Howlin’ Wolves, com uma guitarra mais grave acelerando à medida que a música desenrola, beirando Surf Music, e Vampire, que se deixando levar pela viagem do som, podemos até quem sabe imaginar um Conde Drácula jamaicano com dreads. São duas pegadas diferentes pela mesma banda.

Howlin’ Wolves

Vampire

De NY, o The Toasters é uma das bandas originais da Third Wave of Ska nos EUA. Selecionamos a rápida e enérgica Frankenska, que associa o gênero ao monstro de Frankenstein, e Spooky Graveyard, que já  dá uma desacelerada, voltando quase pra primeira onda do ska, soando quase como um reggae.

Frankenska

Spooky Graveyard

Abordando a temática macabra e sinistra de uma maneira bem menos sutil, os nova-iorquinois do Mephiskapheles declaram sua adoração ao tinhoso com um ska punk de excelente qualidade em God Bless Satan.

God Bless Satan

Quem nunca teve medo da possibilidade de um monstro viver no seu guarda roupas? Tudo bem, não precisa esconder, é algo comum, tanto que o Voodoo Glow Skulls traz isso a tona com Closet Monster. Third Wave puxado pro Ska Punk, sobre um dos maiores medos de qualquer criança: gostamos.

Closet Monster

E por fim, vamos com os Bad Manners. Se tem um povo capaz de fazer uma junção perfeita do sinistro com o Ska, são os ingleses. Ainda bem, pois os Bad Manners são excelentes no que fazem, como é evidente em  Do the Creep e Monster Mash.

Do the Creep

Monster Mash

Com uma seleção dessas, com certeza seu Halloween será bem mais legal, diferente de tudo que já está acostumado. Aproveite para comemorar a data, seja se fantasiando, comendo doces, ou o que for, o importante é escutar um som de primeira.

Além dessa lista, montamos uma playlist especial para o Skalloween no Spotify, confira lá.

Confira também nossa playlist I Remember Halloween