Tom Goober (Toy Dolls) fala sobre a vinda ao Brasil em 2018

Tom Blyth, mais conhecido como “Tom Goober”, é o baixista do Toy Dolls desde 2003 e baixista também da banda Goober Patrol desde 1993. Animador, video maker e designer gráfico, Tom tirou um tempinho para trocar uma ideia com a CRASSO Records sobre a vinda ao Brasil, Ratos de Porão, Cólera e Stranger Things. Dá uma olhada:

 

ENTREVISTA TOM GOOBER (TOY DOLLS / GOOBER PATROL) 2018

CRASSO: Primeiramente, obrigado por dedicar esse seu tempo em conversar conosco. Estamos todos muito animados em ter você e o Toy Dolls no Brasil mais uma vez. Existe algum lugar especial (ou algo, ou alguém) no Brasil que você gostaria de conhecer?

TOM: Oi! Obrigado a vocês também por separarem um tempo para me fazer algumas perguntas, geralmente todo mundo vai direto no Olga! 🙂 Essa será a terceira vez que vou ao Brasil com o The Toy Dolls. Todas as vezes que estivemos aí foi muito louco e muito divertido! Ótimo público!

A última vez que estive aí, consegui passar um tempinho no Rio e fazer algumas coisas turísticas, o que foi legal. Dessa vez, parece que estaremos correndo, literalmente, a cada minuto de cada dia, enquanto estivermos por aí, pois temos muitos lugares para cobrir, então não teremos muito tempo para fazer outras coisas divertidas. Idealmente, se houvesse tempo, eu adoraria realmente explorar a cidade de São Paulo com alguém que conhece todos os lugares legais para ir.

CRASSO: Como você compararia um show do Toy Dolls e um do Goober Patrol? Eles são diferentes?

TOM: Sim, os shows são bem diferentes entre as duas bandas! Uma grande diferença é que há muito mais pessoas em um show do Toy Dolls do que um show do Goober Patrol! Tocar em um show do Toy Dolls é muito mais físico, e mais longo, e eu tenho que me concentrar muito. Um show do Goober Patrol é um pouco mais descontraído e nós tomamos algumas cervejas quando tocamos, não somos tão disciplinados!

Nós costumávamos fazer turnês o tempo todo nos anos 90, o que foi muito divertido e nós temos alguns álbuns lançados pela Fat Wreck Chords. Eu li um comentário uma vez em um fanzine que dizia que nós tocávamos melhor a medida em que íamos ficando mais bêbados!

CRASSO: Alguma música que você gosta mais de tocar ao vivo?

TOM: Boa pergunta! Honestamente, eu amo todas as músicas que eu toco nas duas bandas. Com o Toy Dolls, eu diria que as minhas favoritas são ‘Dougy Giro’, ‘Dig That Groove’ e ‘Alfie From The Bronx’ e com Goober Patrol as favoritas são ‘The Biggest Joke’, ‘Good Times, Bad Times’ e ‘Easy Life’. Tudo é muito divertido e eu tenho muita sorte de tocar em bandas com músicas tão boas!

CRASSO: Você mencionou em uma entrevista que você gosta do programa “Stranger Things”. As crianças não te assustam um pouco?

TOM: Eu realmente gostei dessa série, até me deixou um pouco emotivo! Eu acho que foi o tema “retrô” que realmente me pegou, já que eu adorava ir à locadora de vídeo quando criança e fazer com que os pais de nossos amigos alugassem os filmes de terror dos anos 80 para nós. Stranger Things realmente capturou a emoção de alguns desses filmes antigos dos anos 80. Eu e meu amigo Tim (Goobers) crescemos juntos e assistíamos a esse tipo de filme o tempo todo. ‘Demons’ e ‘Return of the Living Dead’ (A Volta dos Mortos-Vivos) eram os favoritos.

Agora fiquei com vontade de assistir a um filme de terror antigo. Talvez hoje eu assista ‘Creepshow’ (Arrepio do Medo), filme brilhante! Mas não vou assistir ‘O Exorcista’, esse filme deixou meu cérebro estranho por um tempo depois de assisti-lo, realmente me assustou muito!

CRASSO: Música Brasileira! As pessoas geralmente conhecem alguns dos nossos clássicos, Bossa Nova e tudo mais. O que você acha das nossas bandas emergentes?

Se liga nessas duas aqui que você vai curtir:

CORAZONES MUERTOS – Spikes And Dogs (São Paulo)

RATS – Saloon 79 (Rio de Janeiro)

TOM: Essas duas bandas e vídeos são ótimos! O RATS tem um pouco mais de pêlos na cara do que o Corazones Muertos. 😉 Essas duas músicas são muito contagiantes e eu aposto que as bandas são ótimas ao vivo.

Eu adoro Ratos De Porão. Em 2006, o Gordo nos chamou para tocar algumas músicas em seu programa da MTV, o que foi muito divertido, ele é um cara muito legal; Essa é uma das minhas gravações favoritas da banda ao vivo.

Cólera também é demais! É muito triste que o Redson tenha falecido, muito cedo para ele ter ido. Eu nunca fui muito fã de metal, mas eu adorava o começo do Sepultura e também achei o Nailbomb fantástico. Um monte de coisas boas vindo do Brasil! Eu também gosto um pouco de bossa nova se já tiver tomado algumas cervejas. 😉

Tom Goober & João Gordo (R.D.P.)

CRASSO: Alguma mensagem que você gostaria de nos mandar?

TOM: Obrigado à todas as adoráveis pessoas do Brasil e em toda a América do Sul, por ainda se importarem com a nossa banda e fazer com que possamos vir, continuar tocando e viajar por essa parte do mundo. Nós realmente somos gratos por isso e eu certamente não esperava estar em turnê e tocando por tanto tempo. Isso realmente significa muito e é um clichê, mas é totalmente verdade que … se não fosse por vocês, não estaríamos fazendo o que amamos fazer. Muito Obrigado! Sejam bons uns com os outros e tentem se divertir o tempo todo.

***

O Toy Dolls vem para o Brasil nos dias 10.08 (Curitiba), 11.08 (Goiânia) e 12.08 (São Paulo).

Aproveita para curtir a página do “Goober Patrol” no Facebook (facebook.com/gooberpatrolofficial) e dar uma olhada no video promo da tour (feito pelo próprio Tom):